Viagem de Bike

Nossa ultima etapa – Campos de Jordão/ Aparecida

30 de julho de 2018

No Caminho da Fé hoje percorremos nossa ultima etapa!

Campos do Jordão/ Gomeral /Potim / Aparecida

A partir de Campos do Jordão há algumas opções para descer até Aparecida pelo Caminho da Fé. Um deles é pelo caminho de Pedrinhas que vai pelo Gomeral/Guaratinguetá a Aparecida e o tradicional por Piracuama, Pindamonhangaba e Aparecida.

A Tereza já havia feito o percurso por Pindamonhangaba na vez anterior que ela percorreu o Caminho da Fé. Saibamos que por esse trecho teríamos que enfrentar asfalto, tráfego e barulhos. Eu particularmente fujo de acostamento de rodovias. Tínhamos duvidas por onde seguir. Duvidas que foram sanadas quando paramos na Pousada Primavera  para carimbar as credencias. O proprietário da pousada – senhor muito simpático e bem humorado, nos convenceu de que o caminho pela Serra das Pedrinhas nos proporcionaria vistas incríveis e que a estrada estava boa. Então optamos por este trecho.

Sul da França de bike

Os primeiros 13km foram por um trecho de asfalto, com um visual é muito bonito, encantador. Um pouco antes do portão de entrada do Horto Florestal, a direita começa  uma estrada de terra larga e bastante arborizada que segue para a Serra das Pedrinhas. Realmente o percurso é muito lindo.

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Depois de 6 km de subida, somos recompensadas com um mirante com uma visão de tirar o fôlego.

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Após alguns quilometros, chegamos ao topo – na pousada Santa Maria da Serra. Paramos, lanchamos, fomos muito bem atendidos pela responsável ali no momento.

Sul da França de bike

Logo depois deu início a descida da Serra das Pedrinhas. Uma descida tensa!!! Perdi as contas de tantas curvas em cotovelo, com muitas, mas muitas pedras e escorregadia. Trabalho constante de freios, a dor nas mãos foi demais.

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Descemos tendo a nossa frente o Vale do Paraíba, belas paisagens pra amenizar o esforço de nossa descida.

Após vencer a Serra das Pedrinhas (são cerca de 25 km de descida, sendo 14 íngremes e muito técnico), seguimos o trajeto por mais 12 km até a Basílica de Aparecida em terreno plano, sendo os últimos 8 km em estrada de asfalto. Antes paramos em Potim no Restaurante e Pesqueiro Caminho da Fé para pegar nossos alforges e agradecer ao Beto .

Sul da França de bike

Ao cruzar a ponte sobre o rio Paraíba que divide Potim de Aparecida, já é possível ter uma vista  linda do SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA.  Dali foi mais 10 ou 15 minutos de pedal até chegar ao Santuário. Às 15h30min estávamos em frente agradecendo e registrando a foto da chegada.

Quando Aparecida surge, é aquela cidade, mal cuidada, sem características próprias. Tudo gira em torno do turismo da fé. O centro comercial é na verdade um grande estacionamento de ônibus, sujo, ali foi possível confirmar quanta educação falta ao nosso povo. Fiquei indignada com a quantidade de lixo em volta da catedral. Não sei por que era um domingo e com certeza o numero de pessoas ali imensurável. Mas foi decepcionante principalmente porque havíamos pedalado nove dias por uma beleza exuberante. Eu particularmente consegui conversar com Deus durante o percurso, já na cidade de Aparecida foi um sentimento de …Nossa senhora Aparecida cuida desse nosso povo.  Falta muito para que eles entendam que é necessário preservar o mundo…

Sul da França de bike

Sul da França de bike

Chegamos !!!!!! depois de 44okm e nove dias pedalando. No Caminho da Fé tivemos tempo para apreciar as magníficas paisagens e interagir mais com as pessoas da região.  Um aprendizado ímpar!

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” (Cora Coralina)

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Nilson Corrêa 8 de agosto de 2018 at 22:32

    Muito bem para as duas……duas ciclistas aventureiras, belíssimas fotos, muito bem comentadas, um trajeto muito bonito.

    UM GRANDIOSO PARABÉNS PRA VOÇÊS.

    • Reply Vera Marques 9 de agosto de 2018 at 15:24

      Obrigado Nilson!!!!!!

    Leave a Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.