Browsing Category

Santiago de Compostela : Caminho Português da Costa de Bike : uma viagem solo

22 de Fevereiro de 2018

O Caminho   Português de Santiago  :  mais uma vez parti para uma viagem solo. E já foram várias. A primeira delas foi o Caminho Francês de Santiago de Compostela (relatada aqui). Percorrendo o Caminho Francês , tive que a certeza que uma viagem solo,quando bem planejada é para nós mulheres. Um bom planejamento significa principalmente um trabalho de consciência e ambientação com a rota. Ler muito sobre o percurso, buscar informações e conhecer a experiência de outros ciclistas. Estratégia que para mim funciona bem.…

Costa Sudoeste de Portugal de Bike

7 de dezembro de 2017

Costa Sudoeste de Portugal é lugar muito especial. Têm paisagens incríveis, praias de sonho, comida de “lamber os beiços” e, sobretudo gente muito boa, cheia de vontade de receber. Portugal me encanta… Já havia percorrido o país de ponta a ponta de carro – nada muito difícil de fazer; considerando que Portugal é um país pequeno (do tamanho do estado de Pernambuco). Desta vez resolvi percorrer alguns trechos de bicicleta. Comecei pela  Rota Vicentina – uma rede de percursos , totalizando 450…

Viagem de Bike

Caminho das Missões de bike: revendo a história dos jesuítas

11 de agosto de 2017

Mais uma cicloviagem! Desta vez o Caminho das Missões . O convite partiu de um amigo ciclista (Reinaldo) de Araçatuba cidade onde moro. E como sou uma pessoa que não recusa um convite – principalmente se for para pedalar e adquirir conhecimento – fui logo me juntar ao grup. Fomos  em  7 ciclistas : Cineide , Márcia, Nilson, Wagner, Reinaldo, Marcelo e a Dani no carro de apoio. Sim, desta vez tive apoio.  Minha primeira viagem com “mordomia” não precisaria me…

Circuito Lagamar de bike

7 de Março de 2017

Nesse carnaval decidimos conferir o Circuito Lagamar – litoral sul Paulista e Vale do Ribeira . Um projeto muito parecido com o Circuito do Vale Europeu – Santa Catarina. A proposta é a mesma: dar ao cicloviajante oportunidade de roteiros que permitem explorarmos regiões diversificadas do Brasil. Poder apreciar nossas culturas, costumes e belezas naturais.  Assim como no Circuito do Vale Europeu o ciclista tem acesso a mapa, passaporte e precisa assinar um termo de responsabilidade. Os kits estão disponíveis…

Viagem de Bike

Pedal solo : Interior da Inglaterra através da National Cycle Network – 4ª parte

3 de Março de 2017

National Cycle Network( Honington a Cheltenham).  Hoje o percurso foi sugestão da Sherell Cunningham, ela foi atenciosa organizando meu dia. Amei !!!! No percurso até Eveshan o cenário se repetia e as sinalizações continuavam presentes. 5º Rota Honington/Ilmington/Mickleton/Honeybourne/Eveshan/Cheltenhan 71,8 km Parei em Eveshan conhecida pela “Batalha de Evesham” uma das duas principais batalhas da Segunda Guerra dos Barões, que ocorreu na Inglaterra no século XIII. A cidade é um charme, com pontes sobre o Rio Avon, catedral e parques lindos. Esta…

National Cycle Network – interior da Inglaterra de bike -3ª parte

21 de Fevereiro de 2017

Nesse trecho da National Cycle Network segui a rota NCN 5 e NCN 41 . Foram 50 km de estrada no total a partir de Stratford-upon-Avon até Chipping Campden e passando por outros vilarejos. Foi difícil pedalar nessa região à vontade e ficar em cada vilarejo dias e dias. Em diversos momentos, entre um vilarejo e outro, parava, parava… Em todas as cidades ficava imaginando como seria morar ali, em uma casinha de pedra com lareira, e um jardim florido.Eu…

National Cycle Network – Interior da Inglaterra de bike – 2ª parte

17 de Fevereiro de 2017

Seguindo pelo interior da Inglaterra – de Cambridge a Coventry  eu teria que ir pela Rota NCN 51, 63 e 52 uma distancia de 196 km o que me obrigaria dividir o trecho em três dias. Não era um percurso tão atraente segundo as minhas pesquisas. E o Distrito que havia planejado explorar era Cotswold e os condados – Gloucestershire, Warwickshire, Worcestershire.  Destinos bem conhecidos na Inglaterra,  por seus vilarejos de pedras calcárias cor de mel, num cenário totalmente rural, com…

National Cycle Network – Interior da INGLATERRA – Pedal solo : 1ª parte

12 de Fevereiro de 2017

Desta vez o país que escolhi para explorar de bike foi à Inglaterra, mas especificamente o interior do país, pedalando através da NATIONAL CYCLE NETWORK. Pedalar em outros países, à primeira vista, pode parecer complicado e trabalhoso. Acredite, é mais fácil do que pensamos! Basta ter determinação, muitos mapas na mão – já disse aqui que sou adepta aos mapas impressos então não saio sem eles -, saber um pouco de mecânica de bike, noção de primeiros socorros, ler antes sobre…

Viagem de Bike

Via Claudia Augusta de bike – Alemanha, Áustria, Suiça e Itália – 11 dias e 659Km – 2 parte

26 de novembro de 2016

Via Claudia Augusta – hoje demos incia a nossa quinta etapa: 5.  Etapa: quarto  dia de pedal  FUSSEN  a LERMOOS – 43 Km Saímos de Fussen  e depois de  pouco mais de seis quilômetros  chegamos a Pinswang  na  Áustria. Passamos por dezenas de vilarejos encravados no meio dos Alpes.   Nesse trecho aos redores de Reutte, paramos para visitar o Castelo de Ehrenberg, conhecido também como Burgruine Ehrenberg, castelo em ruínas. O castelo foi construído no século XII tornando-se o centro da…

23 de novembro de 2016

Construída há aproximadamente 2.000 anos, a Via Claudia Augusta foi uma estrada utilizada pelos romanos para transportar mercadorias do centro do império para as ricas províncias germânicas do norte, através dos Alpes. A estrada começou a ser construída em 15aC, pelo General  Drusus e concluída 60 anos depois, em 46-47 DC, pelo filho de Drusus, o Imperador Claudius. A estrada liga o mar Adriático aos Rios Po e Danúbio. Hoje a Via Claudia Augusta é utilizada para passeios turísticos, principalmente…