Fotografia de Viagem

Fotografia de viagem

As câmeras digitais são ótimas companheiras de viagem. Elas nunca reclamam e adoram visitar os mesmos lugares que você. Além disso, elas capturam memórias fotográficas que o ajudarão a reviver sua viagem por muitos e muitos anos.

A fotografia enriquece sua experiência de viagem, forçando-o a observar com mais atenção o mundo à sua volta.

Pesquisa e planejamento

Antes de sair de casa, leia todas as informações de viagem que tenha em mãos, particularmente os itens com fotografias. Desse modo, você pode antecipar que foto gostaria de tirar e preparar uma lista com antecedência.

A luminosidade certa é crucial para a criação de fotos com impacto. É necessário levar em consideração a melhor hora do dia para sua foto desejada. Por exemplo, se você sabe que precisa ter uma foto da Torre Eiffel quando for a Paris, tente tirar a foto durante as “horas mágicas” (pouco antes do sol se pôr ou imediatamente depois do nascer do sol).

Não diga “xis”

Muitos de nós tiramos fotos de viagem sem inspiração dos membros da família de pé no mesmo agrupamento diante de cada atração digna de ser mencionada. A família frequentemente  está irritada e com a testa franzida porque esta é a centésima foto para a qual estão posando no mesmo dia. Sem dúvida, “olha o passarinho”.

Faça algumas fotos posadas da família. Mas também tente tirar fotos espontâneas de seus companheiros de viagem quando eles estão interagindo e aproveitando o momento. Lembre-se por que está tirando fotos: para capturar a experiência. Quando compartilhar suas fotos com os familiares e amigos ao retornar para casa, as imagens devem comunicar que a viagem foi única e fascinante.

O ponto principal: tire fotos de sua família e dos pontos turísticos, mas capture o que o inspira em ambos de um modo exclusivamente seu.

Composição conta

Fotos incríveis são fotos incríveis. E todas as regras de composição também se aplicam a fotos de viagem. Você quer que suas fotos tenham uma composição limpa e arrojada, boa luminosidade e cores vibrantes. E o mais importante, seus modelos devem preencher o quadro.

Explore mais

Quando chegar a um local fotográfico, não pressione o botão apenas e siga em frente. Explore a área para planejar sua abordagem. Talvez você tenha visto outra foto na qual gostaria de se basear, ou deseje tentar alguma coisa completamente original. De qualquer modo, observar um pouco a área antes de tirar a foto colocará seu cérebro na direção correta.

Seja único

Tente obter uma visão interessante e incomum de locais familiares. Ao tirar uma foto da Esfinge, fique de cabeça para baixo. Dê à sua foto uma profundidade real, envolvendo o modelo com janelas, arcos ou outros dispositivos de enquadramento. Ou explore alguns pontos de vista mais abstratos. Os closes são uma ótima maneira de criar uma foto atraente, cheia de padrões e texturas (e algumas vezes, os pequenos detalhes são mais interessantes, de qualquer jeito).

Inclua pessoas

Pessoas dão personalidade às fotos. O fotógrafo Peter Burian escreveu na revista PhotoPoint que muitas fotos de viagem descrevem um mundo inabitado. Mas como fotografar os desconhecidos que você encontrar na viagem?

O ideal é se aproximar da pessoa que se deseja fotografar estabelecendo uma empatia: Converse com ela ou compre uma pequena lembrança. Se não falar o idioma, tente o símbolo universal de erguer sua câmera, sorrindo. Espere por um aceno de cabeça ou outro sinal positivo. Se a resposta for uma cara feia ou um olhar de reprovação, siga em frente e encontre um modelo mais disposto.

Fotografe tudo

Suas fotos devem contar uma história. Comer, descansar e estar no avião são parte da aventura. Assim como recostar em placas de rua, esperar na fila e passear por mercados de frutas na estrada. E lembre-se, você está usando uma câmera digital, portanto fotografe! Você pode verificar se a foto ficou boa, caso contrário basta apagá-la.

Seja criativo

Transforme uma viagem em uma jornada de descobrimento, mantendo um diário de viagem: a companhia perfeita para suas fotos de viagem. Tente escrever alguma coisa todo dia. Inclua descrições da comida, pessoas e paisagem.

E não se esqueça de enviar fotos a familiares e amigos!!!!