Torre da Igreja de Old Graun dentro do Lago Reschen em Reschenpass - Via Claudia Augusta

10  MOTIVOS PARA FAZER UMA VIAGEM DE BICICLETA!

Ao contrário do que muitos pensam, viajar de bicicleta é acessível a quase todos. Você não precisa ser atleta ou um ciclista de longa data. A única coisa que você vai precisar é de força de vontade e de um bom planejamento.

Aconselho começar por viagens curtas (5 a 6 dias). No Brasil, uma das rotas que indico, principalmente pela estrutura que oferece, é o Vale Europeu (Santa Catarina). Ah! Você vai encontrar algumas subidas, mas se não der para pedalar, empurre! Que mal há nisso?

Então, se você ainda está hesitando em ir embora, vou acrescentar outros motivos para pegar sua bicicleta e pedalar!

  1. Liberdade de movimento

Viajar de bicicleta oferece uma sensação de enorme liberdade. Quando você viaja assim, não se preocupa com o tempo. Os dias têm um ritmo diferente. Eles seguem o ritmo que nosso corpo pede. De manhã, você nunca sabe onde vai dormir à noite. Mesmo que você tenha planejado o destino do dia.

E não é porque temos algo planejado, que necessariamente vamos parar por aí.

Mas não é só isso, essa liberdade também está na cabeça, naquilo que desenvolvemos interiormente. A liberdade de parar a qualquer momento, decidir a cada novo dia, libertar-se de uma vida ritmada e cronometrada por horários precisos e enquadrados.

  1. O corpo agradece

Inevitavelmente, quando você pedala todos os dias, o corpo agradece. À medida que a viagem avança, sentimos que a respiração melhora ainda mais. Viajar de bicicleta não é um evento esportivo em si. A menos que você decida que sim. De qualquer forma, a cada dia você sente que é possível pedalar um pouco mais. O corpo muda, é surpreendente, mas é ótimo vê-lo evoluir.

  1. Permite viajar preservando o planeta

É certo que viajar de bicicleta não é perfeito. Por exemplo, os componentes de fabricação e o transporte da bicicleta não são necessariamente eco-responsáveis. Especialmente se você viaja de bicicleta elétrica, os componentes da bateria são feitos com materiais raros. No entanto, o viajante de bicicleta ainda produz uma emissão de gases de efeito estufa muito menor do que alguém que pega o ônibus para a mesma viagem. Continua a ser uma forma lenta, sustentável e respeitosa de viajar. Por causa do modo de transporte, também tendemos a favorecer as pequenas empresas e apoiamos ao máximo a economia local.

  1. Somos completamente autônomos

De carro precisamos parar para abastecer. De trem ou de avião, é sempre estressante cumprir os horários. Sempre chegamos cedo demais para passar pelos controles (isso é ainda mais verdadeiro no aeroporto).

De bicicleta, se você levar o suficiente para ser independente, é muito fácil. A vida se desenrola de forma diferente, na velocidade que escolhemos. Montamos a barraca quando precisamos, comemos quando temos vontade. Sem horários contrários à nossas vontades, a menos que os tenhamos imposto a nós mesmos. O fator mais limitante é a disponibilidade de “combustível na estrada”: comê-lo é importante quando se está de bicicleta!

  1. Temos tempo para ver o que está acontecendo ao nosso redor

Perdi a conta do número de vezes em que vi um lugar que parecia soberbo pela janela de um trem ou de um carro. Mal deu tempo de soltar um grito de alegria desnorteada, este desapareceu tão rápido quanto apareceu. De bicicleta essa situação nunca vai acontecer. É lindo? Paro e admiro!

  1. Vemos muitos animais que normalmente não veríamos!

Viajar de bicicleta nos obriga a pegar estradas pequenas, principalmente por questões de segurança. De qualquer forma, preferimos ficar longe dos carros! O resultado é que regularmente nos deparamos com animais. É possível observar de perto a fauna e a flora… se tivéssemos ido por outro meio de transporte, não os teríamos visto.

  1. Interagir é mais fácil

As pessoas podem facilmente falar conosco e trocar algumas palavras. A bicicleta também é objeto de curiosidade. Ela incentiva as pessoas a virem conversar. Resumindo, se você quer conhecer os locais, é realmente uma ótima abertura. Mais uma oportunidade de conhecer pessoas incríveis!

  1. Viajar de bicicleta é econômico

Uma vez adquirida a bicicleta, os alforjes, o seu equipamento e o vestuário técnico, os custos de percurso são muito reduzidos.

  1. Viajamos fora das autoestradas

A bicicleta traz essa dose de prazer. Leva você a uma cidade, mas por estradas vicinais ou por trilhas. E nesses pequenos caminhos, muitas coisas bonitas acontecem.

  1. Voltamos para casa nos conhecendo um pouco melhor

Mesmo que eu ainda esteja convencida de que viajar não nos muda diretamente, viajar de bicicleta nos deixa muito tempo para refletir ou pensar no futuro. Acredito que agora estou mais confiante e mais tranquila. Estou ainda mais convencida pelas minhas escolhas de vida. E ainda mais convencida de que quero viajar mais.