A manutenção  bicicleta 

Aprenda a fazer manutenção de emergência

De fato, não precisamos ser especialistas em mecânica para começar a pedalar. No entanto, é recomendável que sejamos capazes de realizar algumas tarefas básicas de manutenção. Reparar e trocar um pneu, substituir a câmara de ar, consertar a corrente e efetuar ajustes no câmbio e no sistema de frenagem são algumas coisas que você deve saber.

Isso não significa, é claro, que você não possa pedalar por aí caso não tenha essas habilidades. Mas você vai se sentir mais confiante e seguro se souber executar essas pequenas ações.

Portanto, peça conselhos a amigos, assista a vídeos na web (Bike legal da Renata Falzoni é o meu preferido) ou procure um curso para aprender a se virar o suficiente numa situação desse tipo. A cultura do “faça você mesmo” é vigente no ciclismo!

Um livro que recomendo e que foi muito utilizado por mim é o Manual de manutenção e reparo de bicicletas, escrito pelo britânico Chris Sidwells e traduzido por Luiz Carvalho (Editora Dorling Kindersley) e o Vá de bike  de Grant Petersen traduzido por Bruno Casotti ( Odisseia Editorial)

Ferramentas úteis

Chaves Allen

Os conjuntos de chaves Allen são essenciais – a maioria dos parafusos de uma bicicleta tem cabeças hexagonais. Um conjunto de chaves possui uma variedade de tamanhos diferentes, para se adequar aos tamanhos de parafusos em uma bicicleta. Você pode usá-los para apertar o guidão, ajustar a altura do assento, prender um suporte para garrafa de bebida e muito mais.

Alavancas de pneus (espátulas)

As alavancas dos pneus são indispensáveis quando se tem um pneu furado. A extremidade da alavanca deve deslizar entre o aro da roda e a borda do seu pneu furado. A outra extremidade é enganchada em seu raio, que mantém o pneu longe do aro. Elas são do tamanho de uma colher de chá, você precisará de duas ou três para tirar o pneu.

Chave inglesa

Uma pequena chave inglesa é realmente útil, especialmente se você tiver uma bicicleta um pouco mais velha. Esta chave ajustável pode ser usada para desapertar porcas de parafusos. 

Bombas

Existem muitas bombas por aí, mas todas fazem o mesmo trabalho – manter seus pneus inflados. Você terá que verificar se sua bomba funciona para a válvula do pneu.

Óleo ou lubrificante de corrente

O óleo de corrente tira o ruído de qualquer passeio e ajudará suas marchas a mudarem suavemente. Você não precisa colocar muito. Uma pequena gota de óleo por elo é suficiente, ou até que sua corrente esteja fluida e silenciosa.

A corrente da bicicleta é um componente tão importante que, quando se quebra, deixa o pedal inútil, girando “em falso” sem mover as rodas. Por isso, carregar a ferramenta própria para abrir e fechar elos de corrente (também chamada de “extrator de pino de corrente”) pode facilitar bastante a vida de quem não quer ter que empurrar a bicicleta a pé até em casa, por exemplo, ou ter que chamar um táxi e levá-la no porta-malas.

O método M de checagem

Recentemente descobri o método M revisão de checagem de bicicleta. São cinco  pontos de verificação importantes de observar antes de sair pedalando.

A verificação através do método M é rápida e simples, fácil de realizar regularmente. Você precisará de sua bomba, lubrificante de corrente e um conjunto de chaves allen. Eu me acostumei a fazer essa checagem sempre antes de sair pedalando. Isso para mim é uma questão de segurança.

Rodas e pneus : Passe os dedos sobre os raios – não deve haver raios soltos.

Verifique nos pneus se a banda de rodagem está gasta, se você observar fendas, rachaduras ou rasgos nas laterais, está na hora de substitui-los.

Veja  se há ar suficiente nos pneus. Pressione os pneus com força com o polegar, se são muito difíceis de amassar, estão perfeitos. Se você consegue, o mais seguro é encher. A pressão ideal do pneu geralmente está impressa na lateral dele.

Abastecer os pneus com a pressão correta garantirá que você mantenha a aderência e não faça nenhum esforço desnecessário. Se você não conseguir encontrar essa informação, aqui está um guia: para cada tipo de bicicleta

estrada (lisos e estreitos) : Devem ser muito firmes ao toque e quase impossíveis de fazer um recuo com o polegar.

híbrida (mais largos com banda de rodagem)Devem transmitir a sensação de se espremer uma laranja.

mountain bike (mais largos com piso muito grosso) : Devido ao grande volume dos pneus de mountain bike, eles não precisam de tanta pressão.

Selim :

Confirma de que seu selim esteja firme no lugar, tentando deslocá-lo de um lado para o outro e para cima e para baixo. Se o assento se mover, use as chaves allen para apertar a estrutura ao redor do espigão do assento.

Corrente :

Certifique-se de que a corrente esteja limpa e lubrificada. Você só precisa adicionar um pouco de óleo – se colocar muito, vai pegar mais sujeira, dificultando a limpeza da corrente.

Pedais :

devem girar suavemente, sem nenhum movimento lateral.

Guidão: 

O guidão e a roda dianteira não devem se mover independentemente. Se o guidão estiver solto e você não tiver certeza de qual parafuso os aperta, é melhor levar em uma oficina de bicicletas – onde apertarão para você.

Freios : 

Gire lentamente a bicicleta ao seu lado e aperte um freio de cada vez. Quando você aperta a alavanca do freio esquerdo (traseiro), a roda traseira deve travar. Quando você aperta o freio direito (dianteiro), a bicicleta deve parar. Se a alavanca do freio fechar até o punho, você precisará fazer uma manutenção.

Aprendendo o  básico 

As correntes

Limpar e lubrificar

Existem muitas maneiras diferentes de limpar uma corrente de bicicleta. Aqui vou usar uma versão simples que você pode concluir facilmente em casa e em menos de uma hora. É um processo de quatro etapas – preparar, aplicar, esfregar e enxaguar.

Preparação

Primeiro, reúno tudo o que preciso: luvas descartáveis, um desengraxante de bicicleta (dou preferência aos biodegradáveis ou sabão de coco), um balde com água, uma escova para aplicar o desengraxante e alguns panos de limpeza ou uma esponja. Caso sua bicicleta tenha freio a disco, procure protegê-lo. Quando há um acúmulo de sujeira no meio dos elos, eu costumo usar uma escova de dente pequena ou algo semelhante para remover o que puder.

Aplicar

Depois, aplico o desengraxante em toda a corrente – elo por elo, na coroa, cambio traseiro, cassete e coroa. Eu despejo um pouco de desengraxante em uma garrafa velha com a tampa cortada. Usando um pincel, pincelo o desengraxante na corrente, coroas e cassete. Depois, espero cerca de cinco minutos para deixar o desengraxante trabalhar.

Esfregar

Após cinco minutos, esfrego todo o comprimento do corrente elo por elo até que toda sujeira saia. Nesse caso uso uma montagem de escovas dentes que aprendi com Eduardo Capivara  e funciona muito bem.

Limpar

Por fim, uso uma mangueira de baixa pressão para enxaguar tudo. Procuro evitar borrifar água diretamente no suporte inferior e nos rolamentos das rodas. Antes de aplicar o lubrificante de corrente, tudo deve estar seco. Limpo tudo com um pano limpo e seco, isso ajuda a acelerar o processo.

Como lubrificar a corrente

Lubrificar sua corrente é bastante simples, mas é fundamental lembrar de algumas coisas: primeiro, os lubrificantes de corrente vêm com todos os tipos de composição – cuidado! Eu costumo dar preferência aos biodegradáveis, feitos para serem absorvidos pelo ambiente, sem deixar resquícios nem contaminar áreas maiores. Portanto, é crucial ler a composição do produto.

Verifique se a corrente está limpa e seca antes de aplicar. Eu costumo aplicar o lubrificante no dia seguinte da limpeza.

Para iniciar a lubrificação é importante agitar bem o frasco, de forma que todos os ingredientes se misturem. Depois, aplico uma pequena quantidade em cada elo. Para saber se toda a corrente foi lubricada marco o ponto de início. Depois disso giro o pedivela várias vezes.

Se a quantidade de lubrificante for correta, não haverá excesso, mas caso perceba que a quantidade colocada passou um pouco do necessário, use um pano para limpar qualquer resíduo.

Com que frequência você deve lubrificar sua corrente

Isso pode variar muito dependendo do tipo de lubrificante, das condições ambientais e de quanto você está pedalando. Mas uma limpeza semanal e lubrificação é suficiente. Se você estiver pedalando na lama ou na chuva, você vai querer fazê-lo o mais rápido possível.

Há dois sinais que mostram que é hora de lubrificar sua bicicleta. O primeiro é simplesmente baseado na aparência: se parecer sujo, é hora de limpar. O segundo sinal é o barulho que a transmissão faz ao pedalar.

Se não limpamos a corrente com regularidade, podemos prejudicar a relação, que é um conjunto de peças formado pelas engrenagens da coroa, do pinhão e da catraca, além da própria corrente.

Qual é o melhor lubrificante de corrente?

Lubrificantes de corrente vêm em variedades quase ilimitadas de marcas. Para tornar as coisas mais complicadas, são anunciados com diferentes aditivos que afirmam fazer o lubrificante durar mais, funcionar mais limpo ou reduzir o atrito. Para simplificar as coisas, podemos colocar os lubrificantes em duas categorias comuns – secos e úmidos.

Os lubrificantes úmidos tendem a ser mais pesados, duram mais e resistem melhor à água do que os lubrificantes de corrente seca. No entanto, eles atraem muito mais poeira e sujeira do que os secos. Portanto, uma maneira simples de escolher é lembrar do lubrificante úmido para condições úmidas ou chuvosas e do lubrificante seco para ambientes secos e empoeirados.

Como remendar a corrente:

Materiais necessários:

Chave de corrente (extrator de pino de corrente).

Encaixar a corrente quebrada na parte dentada da chave de corrente;

Girar a alavanca da chave de corrente, movendo o pino da ferramenta que empurrará o pino da corrente. Tomar cuidado para não tirar o pino por inteiro, evitando que ele caia do elo;

Encaixar com o elo da outra extremidade da corrente quebrada. Há dois tipos de elo na mesma corrente: um largo que se encaixa no mais estreito;

Girar a alavanca da chave de corrente para a posição “recolhida”, a fim de encaixar novamente a corrente na ferramenta com o pino, desta vez voltado para o lado do pino da ferramenta;

Girar a alavanca da chave de corrente até empurrar o pino da corrente na posição original, prendendo os elos.

Após esse ajuste, os elos reconectados podem perder a maleabilidade e essa junção fica “dura”, o que pode desgastar as engrenagens da relação de marchas. Para arrumar isso, é só forçar essa parte, movendo os elos com as mãos ou com a ajuda de um alicate.

Os pneus

Reparar e trocar um pneu

Para remendar a câmara de ar quando furada são necessários alguns equipamentos: cola, remendos e lixa para a câmara de ar, espátulas para facilitar o processo de retirar a câmara do pneu, além de uma bomba de ar. Com esses itens é possível remendar sua câmara e continuar seu pedal.

Monte um kit de conserto de pneu e mantenha sempre em ordem, em uma bolsa de selim, com os seguintes itens:

  • Câmera de ar nova;
  • Remendos autocolantes;
  • Pedaço de lixa;
  • 3 espátulas de pneu;
  • Bomba de ar, com suporte para mantê-la fixada sob a caramanhola.

Como abrir o pneu:

Com o pneu vazio, insira a primeira espátula, com o cuidado de prender apenas o pneu, sem mastigar a câmera, fazendo o movimento de alavanca, até puxar a aba do pneu para fora da roda; prenda a outra extremidade da espátula em um dos raios.

Insira a segunda espátula em uma distância de 15 a 20 cm da primeira e repita a operação, puxando para fora mais uma parte da aba do pneu, prendendo a espátula em um dos raios.

Ao inserir a terceira espátula e puxar a aba do pneu, você notará que a operação ficou mais fácil. Então, basta puxar o restante do pneu com os dedos;

Com cuidado, puxe a câmera de ar para fora e solte a válvula da roda.

Verifique o furo da câmera:

Com a bomba de ar, encha a câmera e localize o furo. Se for pequeno, passe a câmera pelo rosto, onde há mais sensibilidade para perceber o pequeno sopro produzido pelo vazamento. Se não conseguir localizá-lo, encha mais e use um pouco de água, para verificar o surgimento de bolhas.

Como consertar o furo:

Pegue um pedaço de lixa e esfregue a câmera de maneira uniforme, em um tamanho compatível com o diâmetro do remendo.  Nunca encoste o dedo sobre a área lixada, porque a gordura da pele irá prejudicar a aderência do remendo. Se encostar acidentalmente, lixe novamente.

Se o remendo for autocolante, aplique a área com cola diretamente e segure por alguns segundos. Caso contrário, aplique a cola e espere secar, depois, aplique o remendo.

Encha a câmera e verifique se o conserto foi bem-sucedido. Se não tiver água, passe saliva sobre o furo e confirme a inexistência de bolhas.

Como montar o pneu:

A  câmera deve estar  levemente inflada, coloque o bico entre a fita protetora e a roda.

Por intermédio dos dedos, coloque o restante da câmera sobre o lado interno da roda, de forma uniforme, evitando dobras e torções.

Com as mãos, encaixe o pneu na roda, começando no lado oposto ao da válvula, e force aos poucos, até chegar próximo da válvula.

A parte final poderá ficar tão difícil que será preciso fazer uma alavanca com a espátula. Tome cuidado para não mastigar a câmera.

Para encaixar o pneu perfeitamente, empurre a válvula para dentro e puxe novamente, quando o encaixe estiver alinhado. Encha o pneu devagar e certifique-se que a câmera ficou totalmente embutida no pneu.

Com tudo certo, coloque a roda no lugar. Pode ser necessário soltar o freio ou esvaziar a câmera, para o pneu passar pelas sapatas. Certifique-se do alinhamento, antes de prender a roda.

Revisão com um profissional

Essas coisas você pode fazer em casa ou em casos de emergências. No entanto, é necessário procurar um profissional de confiança para que ele faça revisão da sua bicicleta duas vezes ao ano, pelo menos.

Essa revisão vai conferir se está tudo bem com a sua bicicleta, se todas as peças estão em perfeito estado, quais possuem desgaste, se há peças que correm o risco de quebrar e etc.

É necessária uma revisão até mesmo quando sua bicicleta está parada por muito tempo.

Uma vez por ano, é necessário realizar a desmontagem e montagem completa, cuidando de cada pequena parte dela: corrente, freios, câmbios, cabos, conduítes enfim, todos os detalhes.

Todavia, esta revisão só pode ser realizada por um profissional especializado. Mas, antes de deixar sua bicicleta com um profissional peça referência e indicações a amigos e ciclistas.

Também é importante registrar sempre que fizer manutenção. Isso serve para um controle e histórico da bicicleta.