Padrão

30 de julho de 2018

No Caminho da Fé – 4ª Etapa

Andradas /Serra dos Lima/ Barra /Crisólia / Ouro Fino

Saímos de Andradas já sabendo, que o que viria a partir dali, não seria nada fácil – no trajeto de hoje teríamos que enfrentar Serra dos Limas.

Antes paramos na Vinícola Casa Geraldo. A produção e a história da vinícola passa de geração para geração. A família de imigrantes italianos que encheu suas malas na Itália de sonhos e desejos chegou ao Brasil com muito pouco nos bolsos, mas com muita vontade e amor no coração. Valeu a pena parar e visitar o lugar.

Depois de alguns quilômetros de deixarmos à vinícola entramos em uma estrada de terra e finalmente chegamos ao pé da Serra dos Lima. Começamos a subir a serra – trecho asfaltado. O peso da minha bike, ou melhor, a minha bike, mais o bagageiro tornava a missão árdua. Era um esforço enorme empurrá-la ladeira acima. E olha que eu já havia pedalado muito por ai afora com alforjes. A Tereza não tinha experiência de pedalar com alforjes, mas seguia firme e forte.

Claro que fomos parando e andando. Depois de quase duas horas, finalmente conseguimos vencer a Serra dos Lima (3,5km). Mas quando chegamos ao topo, todo o perrengue foi esquecido diante da vista que a altura proporcionava. Esplendida!!!!! O céu claro permitiu um vista inesquecível.

No caminho encontramos uma árvore de jatobá com frutos.

Fizemos uma parada para aprecia-las.Logo passou por nós o terceiro peregrino que encontramos no caminho – Flavio – um jovem que optou percorrer o caminho em busca da tranquilidade e da natureza, com o objetivo de se recompor do stress causado pelo trabalho.

Mais alguns quilômetros à frente chegamos à pousada da D. Natalina. A parada foi para deixar o abraço encomendado pelos ciclistas de Araçatuba e claro, comer!!!!D. Natalina não estava esperando por nós, mas foi logo fritando um ovo e preparando uma marmita. Ela nos recebeu muito bem. Na pousada encontramos novamente os peregrinos Flavio, Diego e Alexandre – que já estavam de saída. Ficamos o tempo suficiente para o almoço, um cafezinho e um dedo de prosa.

Analisamos nosso mapa e decidimos seguir ate Ouro Fino.

Da Pousada da Dona Natalina até lá seriam mais 26 km. Seguimos e fizemos mais duas paradas. A primeira em Barra – passamos pelo Bar do Constatino, e uma a placa em frente me chamou a atenção, dizia: “O caminho é o que importa, não o seu fim. Se viajar depressa demais vai perder aquilo que te fez viajar”.

Identifiquei-me muito com a frase (acredito fortemente nisso) então parei para fotografa-la, conversar com o Constatino e aproveitar para carimbar as credenciais. Ele nos alertou sobre a próxima subida: vocês vão encontrar uma forte subida, um quilometro apenas, mas forte. Encaramos!!!!Nós já havíamos acostumados a subir e descer montanhas.

A próxima parada foi Crisólia, e de lá, mais seis km a frente estava Ouro Fino.

Já era 17h quando chegamos e fomos recebidas, logo na entrada da cidade, por um dos monumentos mais esquisito que vi na vida. É engraçado ver o imenso monumento: O Menino da Porteira. (um pouco exagerado, em minha opinião).

Paramos para a tradicional foto e seguimos para o centro em busca de hospedagem. A cidade me decepcionou um pouco, esperava mais. Um trânsito louco e comercio para todos os lados. Perguntamos para um morador local e ele nos indicou a Pousada Dom Pablo. Perfeita!!!!!!! Eles possuem dois tipos de acomodações em prédios separados, um mais simples (a única vaga era um quarto claustrofóbico, muito,muito pequeno) e outra em um casarão antigo todo reformulada, muito charmoso. Optamos por ele.

Depois de nos acomodar fomos jantar no Restaurante Dom Pablo. (mesmo proprietário da pousada) O restaurante super charmoso, aconchegante.Só esquecemos que como era dia dos namorados estava com reservas quase completa.

Mas o garçom nos providenciou uma mesa, toda decorada com pétalas de rosa vermelha, vela etc. Quando nos sentamos ele ainda perguntou “querem que eu acenda as velas”. Eu e a Tereza não contemos a gargalha. Foi ótimo!!!!!

Deixamos para visitar a catedral da cidade na manhã seguinte.