Viagem de Bike

122 anos ( 60 + 62 ) duas amigas em duas bikes… NO CAMINHO DA FÉ

30 de julho de 2018

Alguns me acham louca, outros corajosa, determinada, ect… (isso porque tenho 60 anos) Mas o que sou mesmo é CURIOSA, muito curiosa. Há quatro anos comecei a viajar de bike. Pedalei por varias rotas no Brasil e fora dele –  inclusive o caminho de Santiago Francês  de Compostela de bike e sozinha . Mas, uma rota que eu tinha muita curiosidade de conhecer era o CAMINHO DA FÉ, não só pela conotação religiosa que ela tem, mas sim pelas dificuldades que eu ouvia a respeito do percurso. Muitas serras: Serra dos Limas, Serra do Caçador, Serra da Fartura, e a temida Serra da Luminosa.

Enfim as infinitas montanhas de Minas Gerais. Um dia parei e pensei – será ????? Então, convidei uma amiga (Tereza Satico) que já havia percorrido o percurso com um grupo de amigos e apoio logístico para ir comigo. A condição era viajar sem uma programação exata – no estilo “um dia por vez”, sem apoio e com alforges (meu estilo de viagem).  Enfim deixar a viagem acontecer. Ela topou !!!!!. Então foi só começar!!!!!!

O Caminho da Fé

O Caminho da Fé foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela – trajeto de peregrinos de 800 quilômetros que vai da fronteira da França até Santiago de Compostela na Espanha.  No Brasil o projeto foi Idealizado por Almiro Grings e Clovis de Lima. É a rota de peregrinação mais conhecida aqui.

Assim como o Caminho de Santiago está praticamente todo sinalizado com setas amarelas e placas indicativas. Quando foi criado em 2003 ligava duas cidades de importância na religião católica – Tambaú (local onde viveu o Padre Donizete) e Aparecida do Norte cidade da padroeira do Brasil.

Com o passar dos anos o caminho teve novas vertentes com início em Sertãozinho (ramal noroeste), São Carlos (ramal oeste), Mococa (ramal norte). Em 2010 o caminho foi ampliado com mais dois pontos de início: Aguaí e Divinolândia. E nesse mês  ( junho 2018) foi oficializado, mas um ramal – a cidade de Franca. Todas passando por Águas da Prata e de lá seguindo para Aparecida do Norte. E assim como o caminho de Santiago de Compostela, possui credencial, carimbos, lista de pousadas e certificado no final do percurso. Todas as informações e mapas estão disponíveis no site da Associação dos Amigos da Fé – www.caminhodafe.com.br.

O Começo

A nossa cicloviagem teve início em Tambaú, no interior de São Paulo e final em Aparecida do Norte, também em São Paulo. Atravessando vilarejos, rios, cachoeiras e bosques em meio às belas paisagens Serra da Mantiqueira. E boa parte do itinerário esta em Minas Gerais.

Um caminho que integra o verdadeiro tipo do interior do Brasil, religioso e hospitaleiro, acompanhado sempre de cenas tipicamente rurais, com rebanhos de gado congestionando a estrada, cachorros vira-lata latindo para proteger pequenas propriedades e muita, mais muita subida (segundo o Sr. Almiro, um numero místico: 7 subidas ), certamente um caminho nada fácil, mas  inesquecível.

 

E, sim MINHA CURIOSIDADE ME LEVOU A DESCOBRIR O Caminho da Fé e sim essa curiosidade foi sanada. Um percurso com paisagens de encher os olhos e lavar a alma, povo acolhedor e cheio de fé.

CLIQUE AQUI!!!!! Confira a primeira etapa do percurso na continuação.  

 

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Ricardo Alves de Oliveira 29 de agosto de 2018 at 19:45

    Vcs duas são muito lindas e muito fortes em todos os sentidos…certa vez eu fui no cardiologista e ela perguntou: – fala pra mim o porque vc veio ao cardiologista? Eu respondi : Dr eu sou cicloturista a 30 anos e quero ver se tenho algum problema no coração; ele: qual foi a viagem mais difícil que vc já fez? Eu disse já fiz o caminho da fé 2x… ele: e como é esse caminho; contei como é o grau de dificuldade de Tambaú até Aparecida 😰😰😰😰 e vc acha mesmo que tem algum problema no coração!!!!

    • Reply Vera Marques 3 de setembro de 2018 at 13:23

      Pedalar faz bem para saúde e para alma…Boas pedaladas para você. Forte abraço.

    Leave a Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.