O que você precisa saber antes de embarcar em um avião com sua bicicleta
Explorar novos caminhos de bicicleta é uma das verdadeiras alegrias do ciclista. Mas as vezes o destino está do outro lado do mundo. Voar será preciso e talvez levar sua bicicleta também.
Sim, talvez em algumas situações a melhor opção é levar a bicicleta.
Eu levo a minha em apenas duas situações:
- Viagens com mais de 12 dias em rotas lineares, principalmente se começam em um país e terminam em outro;
- Países em que a possibilidade de alugar uma bicicleta é remota.
Caso contrário, eu alugo. Sim, alugar uma bicicleta é muito fácil.
Na Europa principalmente existem boas locadoras e com bicicletas de excelente qualidade. Alugar pode ser mais barato e conveniente do que levar a sua.
Alguns fatores devem ser considerados sempre que decidimos levar a bicicleta. Primeiro, a segurança do equipamento – ter certeza de que chegará intacto. O segundo é o custo, que pode variar muito dependendo da companhia aérea e de como a bicicleta é embalada. E, finalmente, o terceiro fator é a dificuldade – às vezes, pode ser difícil montar e desmontar a bicicleta. Saber montá-la quando chegar ao destino é importante.
Entender os prós, os contras e a logística de cada decisão com antecedência é fundamental. Isso vai ajudar a determinar qual é a melhor decisão para você e sua bicicleta.
Decidiu levá-la?
A notícia boa é que voar com sua bicicleta pode ser fácil e acessível se você se planejar com antecedência. Eu, já viajei com minha bicicleta várias vezes. Foi pelo Brasil e internacionalmente (20 países e 30 rotas percorridas) – e nunca tive problemas.
Quando viajo, eu sempre procuro as melhores ofertas em passagens aéreas. Mas, no momento em que decido levar a bicicleta, tenho que fazer isso de uma maneira um pouco diferente.
Procuro por companhias que ofereçam passagens com franquia de bagagem. Principalmente as que aceitem a bicicleta como bagagem despachada. Porém, ela não pode exceder 23 kg. As medidas não podem ultrapassar os 158 cm lineares (que é a soma das dimensões de altura, largura e comprimento).
Se esses dois fatores forem respeitados, o custo será zero. Caso você leve outra mala para despachar, será necessário pagar bagagem extra. Eu procuro levar só uma bagagem de mão para poder despachar apenas a bicicleta.
Um truque que uso é colocar itens como os alforjes, tênis e até mesmo roupas na caixa em que a bicicleta é acomodada. Ajuda a protegera a bicicleta e diminuir o peso da bagagem de mão. Sempre atenta ao peso.
Eu já viajei com várias companhias aéreas. Entre elas KLM, Ibéria, Air France Aerolíneas Argentinas, New Zealand, Lufthansa etc. e não paguei para embarcar minha bicicleta em nenhuma delas. Mas essas regras básicas foram categoricamente respeitadas. Já a Companhia aérea Avianca, quando viajei para Costa Rica comprou uma taxa de 100 dolares.
No Brasil, paguei taxas quando viajei pela a GOL e a AZUL . A soma foi de 150 reais para despachar, mesmo sem eu levar nenhuma outra bagagem. Mas, as duas companhias aéreas aceitaram sem problemas as caixas de papelão.
Verifique sempre as políticas da sua companhia aérea.
Compreendendo as políticas da companhia aérea
Verifique os limites de dimensão e peso
Há limites padrão de bagagem despachada. Normalmente são 23 kg e as dimensões não podem exceder 158 cm lineares. As companhias aéreas internacionais podem ter limites diferentes, portanto, verifique com cuidado.
A maioria das caixas de papelão para bicicletas excede essas dimensões. Também podem exceder o limite de peso, se você tiver uma bicicleta grande de aço e embalar alguns acessórios na caixa com ela.
Verifique se há uma exceção para bicicletas
Há empresas aéreas que dispensam taxas de excesso para bicicletas. Caso não haja nada mencionado com relação à bicicleta no site da companhia, é provável que haja taxa.
Descubra quantas malas despachadas estão incluídas no seu bilhete
Transportes aéreas de baixo custo não incluem bagagem em seus bilhetes. Assim como os bilhetes econômicos. Eles só incluem bagagem de mão. Se você vai viajar com sua bicicleta, esqueça essa possibilidade.
Comprar bilhete que inclui bagagem de porão é a melhor opção e tem o melhor custo-benefício. Comprar passagem econômica pode sair caro.
Avise a companhia aérea se necessário
Algumas companhias aéreas solicitam que sejam avisadas sobre o despacho da bicicleta. Isso é importante para que possam reservar espaço para sua caixa no avião. Se é isso que a política diz, faça. Em viagens internacionais os aviões são maiores, a probabilidade de problemas é remota. Já em voos domésticos em que os aviões são pequenos, é importante confirmar.
E as E-Bikes?
A maioria das companhias não aceita uma bateria de lítio acima de 100 Wh como bagagem despachada ou de mão. A maioria das baterias de e-bike têm pelo menos três vezes essa potência. Então, infelizmente, a maioria das companhias aéreas não permite que você viaje com sua e-bike.
Dicas para levar sua bicicleta no avião
Imprima uma cópia da política da companhia aérea escolhida sobre transporte de bicicleta. Elas estão descritas na seção “bagagem especial” ou “equipamento esportivo”. Isso ajuda a entender a proposta de cada uma. O que pode ser decisivo na escolha da companhia.
Observe os requisitos para a embalagem da bicicleta. As companhias aéreas costumam exigir que as bicicletas estejam embaladas. Ainda pedem que com os pedais sejam retirados, guidão alinhado com o quadro e pneus esvaziados.
Quanto custa despachar a bicicleta em uma viagem de avião?
Esta é uma resposta difícil de dar, o custo realmente vai depender de alguns fatores:
- A companhia aérea que você escolheu;
- Quanto pesa sua bicicleta;
- Se o voo é internacional ou doméstico.
Ou seja, na hora de comprar um bilhete aéreo, considerar as taxas de:
- bagagem despachada;
- bicicleta;
- excesso nas dimensões;
- excesso de peso.
Juntando tudo isso, nem sempre o melhor voo é aquele com a passagem mais barata. Voar com bicicleta exige uma maneira diferente de pesquisa.
Às vezes é mais interessante comprar uma passagem de 400 dólares em uma companhia aérea (que cobra por exemplo 30 dólares por mala despachada sem taxa para bicicleta) do que uma passagem de 350 dólares em outra companhia (que cobra 150 dólares em taxa de tamanho/peso para bicicleta).
O custo da primeira chegará a 400 +30 = 430, enquanto a segunda custará 350 + 150 = 500. A economia será de 70 dólares. Faça sempre as contas!
Ainda sobre os voos, é fundamental evitar:
Múltiplos voos em diferentes companhias aéreas
Se você tiver voos com conexão, geralmente sua bicicleta será despachada até o destino e você poderá “aproveitar” sua escala com tranquilidade.
Uma exceção é quando chegamos em outro país e, em seguida, pegamos um voo doméstico de conexão. Por exemplo, você voa para Lisboa, em Portugal, e depois pega um voo mais curto para o Porto. Nesse caso, devemos pegar a bagagem despachada (bicicleta) durante a escala, passar pela alfândega com ela e despachá-la novamente.
Às vezes isso é fácil: você pega a bagagem, coloca em um carrinho, anda alguns metros e depois deixa de novo. Outras vezes não há carrinho, você é obrigado a despachar a bagagem em um terminal diferente e precisa primeiro passar pela imigração. Tente descobrir isso (pergunte ao Google) antes de reservar seu itinerário, ou aquela parada de duas horas que você achou suficiente pode, na verdade, ser uma corrida louca.
Se você for obrigado a despachar no balcão, basicamente fazendo o check-in duas vezes, poderá ter que pagar a taxa dessa companhia aérea, independentemente de já ter pagado uma taxa pela bicicleta em seu voo anterior.
Escalas difíceis
Evite bilhetes de múltiplos trechos. Caso o voo tenha escala, certifique-se de que a bagagem será despachada no seu destino.
Parar em uma escala, pegar a bagagem despachada, passar pela alfândega e despachá-la novamente é um transtorno. Isso também gera estresse. Evite!
Conexões entre diferentes companhias
Caso a bagagem não siga direto para seu destino, ou se você estiver voando entre terminais diferentes em um grande aeroporto , certifique-se de que sua escala seja longa o suficiente para lidar com isso.
Enfim, independente do que você está lendo aqui ou em outro blog de viagem, você deve sempre verificar o site da companhia aérea. Todas têm regras diferentes, que mudam com bastante frequência, por isso é melhor verificar novamente cada vez que você voar.
Levando a bicicleta: opções de embalagem
Existem basicamente três opções para transportar sua bicicleta no avião: caixas de papelão para bicicletas, estojos flexíveis e estojos rígidos (case bike).
Caixa de papelão para bicicletas (a minha preferida)
As caixas de papelão são fáceis de obter gratuitamente (ou por um pequeno custo) em quase todas as lojas de bicicletas. A maioria é grande o suficiente para que a bicicleta caiba quase inteira nela, por isso são bastante fáceis de embalar. Elas não pesam quase nada e oferecem proteção razoável. São capazes de absorver golpes e fornecem estrutura para que a bicicleta não seja esmagada. Além disso, se a caixa cair, o papelão e o enchimento dentro da caixa absorvem o impacto.
E mais, o meio ambiente agradece ao usarmos uma caixa reciclada feita de papelão, em vez de uma caixa de plástico que irá para um aterro sanitário. Quando chegar ao destino é possível separá-la para reciclagem e obter uma nova antes de voltar para casa.
Infelizmente, elas são propensas a danos, especialmente em condições úmidas, e são facilmente perfuráveis. Portanto, precisam de proteção adicional, a bicicleta deve ser embalada com cuidado para chegar em segurança.
Além disso, elas são grandes e desajeitadas. É muito difícil carregar uma caixa de papelão.
Na volta não encontra caixa de papelão?
Um outro contratempo possível é não encontrar caixas adequadas na volta. Foi o que aconteceu comigo no Usuhaia. Então tive que improvisar. Recorri a várias lojas, principalmente as de eletrodomésticos, em buscas de caixas grandes. Juntei os maiores e mais grossos pedaços de papelão que encontrei. Comprei fita adesiva larga e forte e improvisei uma.
Com uma tesoura, tempo e muita fita adesiva consegui fazer minha própria caixa. De qualquer forma, segui as mesmas etapas usadas para encaixotar uma bicicleta, removendo as peças de sempre e protegendo tanto a bicicleta quanto a caixa da melhor maneira possível.
A companhia aérea Aerolíneas Argentinas aceitou sem questionar. Nunca tentei em outros países, não sei se funcionaria.
Se você realmente não conseguir encontrar uma caixa de bicicleta, pode solicitar uma da BikeFlights (eles também fornecem serviços de remessa) em determinados países, incluindo os EUA. Na Nova Zelândia, é possível comprar caixas para bicicleta nos aeroportos. E só consultar no balcão de informações.
Mala bike
Existem duas opções: o estojo rígido e o estojo flexível. O primeiro fornecerá mais proteção contra danos, enquanto o segundo geralmente é mais barato, mais leve e mais fácil de armazenar.
O principal problema com as malas bike é: o que fazer com elas quando chegar ao destino? Elas não podem ser dobradas de forma compacta, além de não ser exatamente fácil prender uma mala enorme na parte de trás da sua bicicleta.
Existem algumas estratégias para guardar a mala bike enquanto viaja: em primeiro lugar, se você estiver hospedado em um hotel próximo ao aeroporto, é possível que eles guardem para você. Muitos hotéis ficarão felizes em fazer isso se você se hospedar novamente com eles, embora alguns cobrem uma taxa por esse serviço extra.
Se o hotel não for uma opção, pode-se entrar em contato com lojas de bicicletas, empresas de armazenamento e agências de turismo da região; eles podem aceitar guardar a mala bike. Mas tudo isso são possibilidades e vai depender muito da boa vontade do outro.
Obviamente, esta é uma opção viável apenas se você estiver voando de um único aeroporto. Se a volta for por um aeroporto diferente, será necessário enviar a mala para o final da rota. Aí temos que considerar o custo e de novo procurar um lugar que aceite ficar com a mala até terminarmos o percurso.
Por essa razão as malas bike são, para mim, uma possibilidade descartada.
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Estojo rígido
Os estojos rígidos para bicicletas oferecem a maior proteção contra impactos diretos quando sua bagagem está no compartimento de carga do avião. Como o case é feito de plástico rígido, a energia de uma batida não é transferida diretamente para a bicicleta e ela consegue ficar intacta. Se outras bagagens estiverem empilhadas em cima do estojo, ele dá forma à sua bicicleta para que ela não seja esmagada.
O problema desses estojos é que geralmente são muito caros. Além disso, a maioria das companhias aéreas tem uma política de bagagem superdimensionada, e muitas cobram uma taxa de bagagem com excesso de peso quando a mala pesa mais de 23 kg. A maioria dos estojos rígidos pesa pelo menos 15 kg sem a bicicleta.
A menos que você esteja voando em classe executiva ou indo para um evento ou local com suas próprias instalações de transporte e armazenamento, meu conselho é abandonar a ideia de usar um estojo rígido. Claro, eles oferecem a melhor proteção, mas são grandes e pesados; tente chamar um táxi ou se atrapalhar para esconder um em um pequeno quarto de hotel! Sem contar que eles ocupam mais da metade do peso de sua franquia de bagagem permitida.
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Estojo flexível
Os estojos flexíveis são parecidos com os estojos rígidos, mas usam um material de poliéster (semelhante ao de que sua mochila é feita) para proteger a bicicleta. A maioria tem alças e rodas que facilitam a movimentação e geralmente são pequenos o suficiente para caber em um carro alugado sem problemas. O problema é que muitas companhias aéreas exigem uma liberação de responsabilidade para bicicletas embaladas em estojos flexíveis. Além disso, eles também não são baratos.
Como são flexíveis, são muito mais fáceis de guardar. São dobráveis, o que auxilia o armazenamento e o transporte; ainda assim, é mais peso para carregar. Um outro problema, eles têm pouca ou quase nenhuma proteção contra furos. Um objeto pontiagudo pode perfurar a capa. A atenção ao embalar a bicicleta deve ser dobrada, diferente dos estojos rígidos.
A maioria não possui nenhuma estrutura para proteger a bicicleta em caso de queda. Para alguns, a moldura é vendida separadamente. Há aqueles que possuem um suporte de bicicleta leve dentro da bolsa, para dar estrutura e manter a bicicleta na posição vertical; é o caso dos modelos da marca EVOC. O suporte se conecta ao quadro pelos encaixes e pode ser removido da bolsa. Além disso, tem alças muito boas e o case é muito bem construído. Mas o custo das malas EVOC não é nada atrativo.
Dentro dessas categorias de malas bikes ainda podemos encontrar as maiores e as menores.
As maiores permitem que você deixe o garfo na bicicleta e podem incluir um suporte interno para o quadro, o que facilita o armazenamento. Elas geralmente incluem uma certa quantidade de preenchimento interno e proteção, mas você pode querer adicionar preenchimento adicional ao quadro e aos componentes. Essas malas invariavelmente incorrem em taxas de bagagem de tamanho grande.
Já as menores são projetadas especificamente para evitar a cobrança dessas taxas. Essas bolsas são um pouco difíceis de embalar e exigem uma desconstrução significativa da bicicleta: garfo, guidão, pedais, ambas as rodas e câmbio traseiro geralmente precisam ser removidos. Mas, se embalados com algum acolchoamento extra em componentes cruciais, eles são bastante resistentes e seguros e são de longe a opção mais fácil de transporte de e para o aeroporto.
Dica de quem já viajou muito: os países europeus não são compatíveis com o Americans with Disabilities Act (ADA) – os direitos civis das pessoas com deficiência –, portanto, as estações de trem e alguns hotéis antigos podem não ter elevador. Arrastar uma mala de 23 kg junto com outras bagagens pode ser muito cansativo.
Desmontar e embalar a sua bicicleta
Chegou a hora de arrumar sua bicicleta para viajar! Ao prepará-la há duas tarefas importantes a considerar: proteger seu equipamento e se organizar para uma possível abertura e inspeção. Quanto mais ajeitado for o seu trabalho de embalagem, maior a probabilidade de ele ser reembalado com segurança após a inspeção pelos agentes de segurança do transporte.
Como mencionei anteriormente, já viajei muito com minha bicicleta por vários aeroportos. Por duas vezes minha bicicleta passou por uma inspeção foi no aeroporto da Nova Zelândia (Queenstown). Foi apenas uma inspeção sanitária – uma questão de biossegurança. As rodas foram meticulosamente inspecionadas para ver se havia resquício de terra. As leis rígidas de biossegurança garantem que a Ilha permaneça livre de pragas e doenças. Portanto é muito importante embalar a bicicleta limpa. Eu, particularmente, sempre antes de uma viagem, não só limpo como faço uma revisão geral.
A outra foi no Brasil em uma viagem de Araçatuba a São Paulo. Viajava com a GOL e na hora do check in me foi solicitado abertura da caixa para inspecionarem se os pneus estavam vazios. Mesmo dizendo que sim. Eles foram atenciosos e reembalaram as bicicletas com cuidado.
Para embalar a bicicleta, minha escolha preferida é a caixa de papelão.
Primeiro costumo reunir todas as ferramentas e materiais de embalagem necessários: chaves hexagonais, chaves allen, chave de pedal, espuma, plástico bolha, fita adesiva e enforca gato.
Começo removendo a roda dianteira, sempre protegendo o garfo ou suspensão do contato com o chão. Minha bicicleta não tem freio a disco, mas se a sua for de freio a disco hidráulico, imediatamente coloque um pequeno pedaço de papelão entre as pastilhas do freio para não correr o risco grudarem com uma frenagem acidental.
Em uma segunda etapa solto o guidão da mesa e viro para trás, de modo que ele fique alinhado com o quadro. Finalmente, amarro o guidão na lateral do quadro, prendendo nas extremidades com um enforca gato.
Com relação à traseira da bicicleta, o cuidado é basicamente o de soltar o câmbio traseiro e prendê-lo no chainstay do quadro. Isso vai evitar que pancadas na lateral quebrem seu câmbio ou o gancheiem. Também costumo envolver o câmbio com um plástico bolha para não riscar o quadro.
Na etapa seguinte,
removo os pedais, usando uma chave de pedais para desenrolá-los. O pedal direito é solto girando no sentido anti-horário, enquanto o pedal esquerdo é solto girando no sentido horário.
Confiro e guardo todas as peças soltas. Nada deve ser jogado de qualquer jeito dentro da caixa. Isso só vai aumentar e muito o risco de a bicicleta quebrar.
Em seguida, embrulho toda a estrutura do quadro com muito plástico . Dou várias voltas envolvendo a bicicleta até que ela esteja bem protegida
Antes de fechar a embalagem, me certifico de que os pneus se encontram quase totalmente vazios. Já que isso é uma exigência das companhias aéreas.



Por fim, coloco tudo dentro da caixa com a roda dianteira ao lado e o rotor para o lado de dentro!
Aqui está um vídeo útil que orienta a desmontar e embalar a bicicleta.
Mesmo estando bem embalada, devemos lembrar que não importa o quão receptiva uma companhia aérea seja para os ciclistas, os carregadores de bagagem podem ser muito rudes com a bicicleta e as companhias aéreas muitas vezes não são responsáveis por danos que ocorrem durante o trânsito. Portando, aconselho fazer um seguro de bagagem para sua viagem, especialmente se estiver viajando com uma bicicleta cara, o que não é meu caso.
Chegando ao aeroporto
Esta parte pode ser mais complicada com uma caixa de bicicleta. O transporte público geralmente não é uma opção, e você não pode simplesmente chamar qualquer táxi antigo e esperar que a caixa caiba. Aqui estão algumas ideias dependendo de onde você estiver:
UberXL, em áreas onde o Uber está disponível. Normalmente eles podem dobrar os assentos e abrir espaço. Sempre dou gorjeta no final (através do app) para que os motoristas fiquem abertos ao trabalho extra de transportar as bicicletas. Se esta não for uma opção, é possível procurar por uma van ou um táxi maior com banco rebatível.
Em áreas turísticas com transporte para o aeroporto, alguns ônibus podem acomodar caixas de bicicletas, mas certifique-se de perguntar com antecedência para não ter uma surpresa desagradável horas antes de seu voo partir.
Check-in no aeroporto
No balcão de check-in da companhia aérea, sorria e seja simpático. Cabe à pessoa por trás do balcão fazer cumprir a política de bagagem da companhia aérea. Dependendo de seu humor, os limites de tamanho e peso podem ser aplicados estritamente ou não. Não os coloque em uma situação difícil pedindo favores, e não dê a eles nenhum motivo para serem duros com você.
Lembre-se de levar uma cópia impressa das políticas de transporte da companhia aérea. Se você acredita que um funcionário está interpretando mal a política, peça esclarecimentos educadamente e envolva um supervisor, se necessário. Percebi que os funcionários mais novos às vezes não sabem que sua companhia aérea tem uma exceção de tamanho/peso para bicicletas, mas ficam felizes em renunciar às cobranças quando descobrem que não há problema em fazê-lo.
Deixe a caixa onde eles lhe disserem. Normalmente, pode ser deixada no balcão, mas às vezes é solicitado levá-la para um local especial para bagagens de grande porte.
Pegando sua bicicleta na esteira de bagagem
Não se surpreenda se sua caixa for aberta, inspecionada e colada novamente enquanto estiver fora de sua posse. Eles estão procurando por contrabando ou itens proibidos na bagagem despachada. Na minha experiência, eles fecham bem a caixa após inspecionar, mas esse é outro motivo para ter tudo bem embalado e protegido.
Guarde sua etiqueta de retirada de bagagem. Com uma caixa de bicicleta grande isso é especialmente importante, porque nem sempre elas chegam junto com as outras bagagens. Se precisar de ajuda para encontrar sua caixa quando chegar, ter a etiqueta de reivindicação ajuda.
Nos raros casos em que sua bicicleta não estiver esperando por você na esteira de bagagens, comunique imediatamente à companhia aérea, antes de sair do aeroporto. E não entre em pânico. É difícil perder uma caixa de papelão gigante! Provavelmente está apenas atrasado ou extraviado e vocês se reunirão em breve. Normalmente as bicicletas estão em esteiras especiais .


Depois de pousar no seu destino
Depois de pousar no seu destino, considere como vai transportar sua bicicleta. Provavelmente, você não vai sair do aeroporto pedalando, portanto, verifique a restrição de bagagem em qualquer transporte público que possa utilizar para não ter problemas. Certifique-se de saber como levar sua bicicleta para onde deseja ir.
Uma opção, se você for experiente, é montar a bicicleta no aeroporto, deixar a caixa no lixo/reciclagem e ir embora. Já fiz isso várias vezes. No aeroporto de Queestown, na Nova Zelândia, há um ponto de montagem de bicicletas, localizado do lado de fora da porta de desembarque do prédio do terminal.
Sei que pode ser muita informação para assimilar, mas levar a bicicleta em uma viagem de avião não é tão difícil quanto parece. Apenas deve-se reservar um tempo extra no aeroporto, para fazer todo o processo com calma e ter a certeza de um resultado positivo sem passar por estresses.
[…] na minha opinião, por ser uma rota longa e linear é muito favorável você levar sua bicicleta. Aqui você encontra informações como levar transportar a bicicleta na […]
[…] pode levar sua bicicleta. Aqui você encontra informações como transportar a bicicleta na […]
Obrigado pelas dicas.
Bom pedal…rs
Adorei as dicas. Estou me preparando para minha 1a aventura de bike pelos aeroportos.
Sou tua fã, és uma inspiração em minha vida de ciclista.
Ė possível fazer o Vale do Loire com uma bike speed?
OI Telma, boa tarde. Sinceramente eu particularmente não recomendo. O ideal é uma hibrida, apesar de quase todo o trajeto ser pavimentado, há pequenos trechos acidentados.
Espero ter ajudado. Forte abraço.
boas
as dicas são fantasticas! eu quero incluir os alforges,com as roupas sem ultrapassar o peso claro” ate ajudara na segurança! pergunto e costume fazer?
Oi Vera, como você faz para a bicicleta caber em mala com até 158 cm? Como voce a desmonta, estou querendo levar uma bicicleta, mas nao sei se caberia nessas medidas para despachar. Obrigada, muito boas suas dicas.
Oi Sabrina boa tarde! Sim eu retiro a roda da frente , o selin , giro o guindon e os pedais.
No blog tem um artigo completo a respeito.
https://www.pedalareviajar.com.br/embarcar-em-um-aviao-com-sua-bicicleta/
Um forte abraço
Que post incrível, parabens viu… materia incrível..
Vera, voce ja comprou bicicleta no exterior e trouxe para o Brasil? Poderia relatar a tua experiencia?
Oi Eugenio bom dia!
Em uma das minhas viagens, eu optei em comprar uma bicicleta,foi na França.
Comprei na Decathon uma bicicleta simples e usei lá por 3 meses. Na volta ela foi embalada em uma caixa de papelão surrada.
Ao chegar no Brasil não fui parada na alfandega e não me pedirão nenhum documento da bicicleta em nenhum momento.
Mas devemos lembrar que alfandega no aeroporto é uma caixinha de surpresa e as paradas são por amostragem.
Em 8 anos viajando e sempre com a bicicleta embalada em caixa de papelão só fui parada duas vez NO CHECK-IN da GOL em Araçatuba – o funcionario quiz confirmar se os pneus estavam murchos e na Nova Zelandia para inspeção das rodas ( ver se tinha terra). Lá eles fazem isso em botas de caminhantes e rodas de bicicleta ) . Notas de bicicletas – NUNCA.
Espero tê-lo ajudado.
Forte abraço
Oie, muito interessante e de grande utilidade sei post. Por favor, gostaria de uma informação.. Você quando chega no Brasil, precisa declarar a sua bike? Eu moro na Itália e gostaria de levar a minha bike, para aproveitar os dias que estarei no Brasil e fazer meus pedais. Mas tenho receio de levá-la e ser multada kkkk.. E o pior é que eles podem reter o bem. ObrigadaaaaVera.
Oi Michelle bom dia!
Incontaveis vezes levei minha bicicleta comigo. Nunca tive problemas para entrar ou sair de um país. Nunca me pediram nenhuma documentação referente a bicicleta.
Nem mesmo quando cheguei ao Brasil com uma bicicleta que havia comprado na França e usado por 3 meses lá.
Mas elas chegam em caixa de papelão de bicicleta. Normalmente são caixas velhas.
Essa foi a minha experencia entrando e saindo dos países. Mas lembra-se aeroporto e alfandega são caixinhas de surpresas. Na alfandega sempre é por amostragem.
Espero te-la ajudado . Um forte abraço.
Dicas muito úteis, obrigada por compartilhar.