EQUIPAMENTOS PARA INICIANTES: BICICLETA
Escolha uma bicicleta
Comecemos, como é óbvio, pelo item principal: a bicicleta.
Não deixe o custo de uma bicicleta interferir no seu desejo de viajar sobre duas rodas. Já encontrei pessoas viajando com todo os tipos de bicicleta desde uma TOP até uma simples bicicleta. Eu mesma viajo com uma que comprei usada.
No mercado de bicicletas de viagem, há muitas opções. E os preços variam desde 1.500 reais a 80 mil! (Parece mentira, mas é verdade) A tendência é sempre ir para o topo porque o preço é uma garantia de qualidade, mas será mesmo necessário investir tanto para andar de bicicleta na sua cidade, viajar em alguns estados ou Europa? E até mesmo para dar a volta ao mundo?
Como você pode imaginar, a resposta é não! Especialmente porque você pode não acertar tudo desde a sua primeira compra. Sua prática, sem dúvida, evoluirá com o tempo. Por isso, é importante se conhecer primeiro. Como você prefere viajar: leve e esportivo ou lento e carregado? Onde você pretende se aventurar? Quanto tempo dura o seu plano de viagem?
Estas considerações irão ajuda-lo na escolha da sua bicicleta. Se você for fazer uma volta ao mundo, o investimento pode ser mais substancial. Mas talvez a velha bicicleta esquecida na garagem possa ser usada por um tempo antes de investir. A minha bicicleta tem 11 anos e toda vez que saio para uma viagem de longa distância a levo para uma revisão geral. Isso tem dado certo.
Qual bicicleta para qual viagem?
A lista de possibilidades é longa! E se adapta a muitas situações. Obviamente não existe uma escolha ideal (caso contrário seria muito fácil), apenas uma escolha a fazer que mudará ligeiramente a forma e o conforto da viagem. Temos:
Bicicleta Hibrida
A bicicleta híbrida é um modelo muito usado atualmente. Ela é uma mistura de mountain bike e speed , sendo uma verdadeira “faz tudo”, ideal para quem deseja pedalar em diferentes terrenos e momentos do dia.
O quadro costuma ser de uma MTB clássica, mas as rodas possuem 700 mm de diâmetro (o mesmo das bikes de speed). Essas bicicletas podem ser equipadas com suspensão dianteiras e costumam ter acessórios que ajudam o ciclista no dia a dia rodando nas cidades ou em cicloviagens, como para-lama, bagageiros, farol etc.
As bicicletas híbridas são muito populares na Europa
A bicicleta reclinada
Tipo de bicicleta no qual o ciclista não vai montado como nas bicicletas tradicionais, mas sentado ou, eventualmente, deitado, trazendo conforto, ergonomia e segurança. Muitas pessoas a utilizam para cicloturismo, pois permite cobrir grandes distâncias sem sobrecarregar pulsos, ombros e pescoço.
Elas são divididas em dois tipos: com distância curta entre eixos (Short Wheel Base, ou SWB), que são menos práticas, mas são velozes; com distância grande entre eixos (Long Wheel Base, ou LWB), as quais são mais confortáveis que as bikes convencionais.
Mountain bike
Sua ideia é levar a bicicleta para a trilha, você precisará de uma mountain bike ! As bicicletas MTB são robustas e costumam ser mais pesadas – com 16 kg, em média .
Seu sistema de amortecimento varia de acordo com a modalidade de MTB escolhida. Para percursos de maior velocidade, existem suspensões mais curtas e secas, que dão maior rapidez.
Os quadros de mountain bike também se adaptam muito facilmente às viagens de bicicleta. Se forem fornecidos furos para a instalação de bagageiros, tudo é possível.
No mercado de segunda mão, é bastante fácil encontrar antigas mountain bike com estrutura de aço que são amplamente adaptáveis ao cicloturismo. Com isso, é possível fazer uma viagem de longo prazo com um orçamento baixo.
Gravel
As gravel bikes são bicicletas que apresentam uma geometria e configuração de peças que oferece desempenho tanto no asfalto quanto em trilhas.
Claro que não é qualquer trilha que pode ser desafiada em cima de uma gravel, dada suas limitações. Mas, como o próprio nome diz em inglês “gravel”, quer dizer cascalho, e estas bicicletas enfrentam percursos que em uma bicicleta de estrada seriam impossíveis.
O que você precisa saber é que estas bicicletas têm design e peças que oferecem mais conforto do que uma estradeira, sem perder rendimento no asfalto ou na trilha. E na terra é onde elas se soltam, já que não são tão pesadas como uma mountain bike.
A bicicleta de estrada ou Speed
Se sua intenção é voar no asfalto e ingressar no ciclismo de estrada, as bicicletas speed são a melhor opção para você.
Esses são os modelos mais leves do mercado, cujo principal objetivo é a velocidade. Seu quadro é frequentemente confeccionado em alumínio, por sua leveza, mas as melhores opções são feitas em carbono, que oferece menor impacto.
A bicicleta de estrada nem sempre é adequada para viagens de bicicleta.
Tandem
E porque não ir em casal, juntos!? O tandem é uma excelente forma de distribuir as forças, principalmente quando o casal tem níveis muito díspares ou quando viaja com crianças . Em minhas viagens já encontrei vários ciclistas usando e me pareceu bastante divertido.
A bicicleta elétrica
Viajar de bicicleta eletricamente assistida abre oportunidades para muitas pessoas. Na Europa Ocidental, é muito fácil recarregá-lo facilmente.
No entanto, as viagens devem mudar e agora estarão vinculadas à duração da bateria. Elas não são permitidas em trem, avião e ônibus.
A bicicleta dobrável
Pode parecer contra intuitivo à primeira vista colocar peso em uma bicicleta dobrável. Na realidade, é bem possível viajar com este tipo de bicicleta, sem problemas. No Japão encontrei um grupo de senhoras percorrendo o pais em uma dessas.
Eu, desde que comecei a viajar de bicicleta uso uma MTB com rodas de 26”, freios V-Brake, um quadro de alumínio e com 27 marchas. E já faz 7anos. Me sinto muito confortável nela e até hoje não senti necessidade de troca-la por uma mais nova. Ela cumpre muito bem a função dela e nunca me deixou na mão.
Os principais critérios para escolher sua bicicleta de viagem:
Tempo de viagem
O investimento será maior caso você siga pedalando por meses ou anos. Quando você faz viagens curtas, geralmente busca mais versatilidade da bicicleta para que possa ser usada em outras atividades.
O preço
Se não são as mais caras do mercado, as bicicletas de viagem adequadas para longas distâncias também não são baratas. Os preços são variáveis. No entanto, calcule entre 2.000 a 10.000 mil reais de investimento. Os preços sobem se você optar por uma bicicleta de viagem sob medida.
A qualidade do quadro
Se você está planejando uma viagem de bicicleta de longa distância, o quadro é muito importante. É ele quem leva os golpes e suporta o seu peso, bem como o da sua bagagem. Em geral, os viajantes saem com uma armação de aço ou de alumínio.
Furos
Escolher a bicicleta de viagem certa também significa certificar-se de que ela tenha “furos” no garfo ou no triângulo traseiro do quadro, que permitem aparafusar acessórios como o bagageiro, suporte de garrafas etc.
Se você for com alforjes tradicionais, a presença de furos no quadro e no garfo dianteiro será importante para poder instalá-los na frente e/ou na traseira.
Posição na bicicleta
A posição pode ser adaptada com ajustes ou alterações de determinados componentes da bicicleta, como o avanço, o guidão ou o selim. No entanto, uma bicicleta muito grande ou muito pequena nunca será realmente confortável. Assim como uma bicicleta na qual a posição não combina com você. Aproveite o tempo para experimentar a sua futura bicicleta de viagem.
A qualidade dos componentes
Os componentes podem evoluir, mas ainda assim é melhor começar com componentes de qualidade e reconhecidos como tal. A marca Shimano, pneus da Schwalbe, bagageiros da Tubus e selins da Brooks são boas referências.
Tamanho das rodas
O tamanho das rodas é um critério importante para escolher sua bicicleta de viagem. No geral, os modelos de bicicletas de longa distância são equipados com rodas de 29 ou 26. Esses tamanhos são reconhecidos porque são encontrados em todo o mundo.
Os freios
Não é tão fácil mudar de um sistema de freio para outro. Leve em consideração o que está presente na bicicleta de viagem. Travões de pastilha desgastam o aro, são menos eficientes, mas são mais fáceis de reparar. Os freios a disco hidráulicos são muito eficazes, duráveis, mas difíceis de reparar.
O que observar na hora de escolher sua bicicleta?
Agora que você já sabe a diferença entre os tipos e modalidades de bicicleta, que tal aprender a escolher a melhor para você? Selecione sua bicicleta tendo em mente a frequência e o terreno em que vai pedalar, sem esquecer de suas expectativas quanto ao desempenho de seu pedal.
Vai pedalar para chegar ao seu emprego, diariamente? Quer usar sua bicicleta aos finais de semana, para pedalar no parque? Ou seu pedal será na estrada, envolvendo trechos de terra? É possível, ainda, que deseje uma bicicleta para prática esportiva. Nesse caso: qual será sua modalidade de ciclismo? Que tipo de desempenho espera de sua atividade?
A escolha, portanto, deve passar por quatro perguntas essenciais:
- Para que usará a bicicleta?
- Em que terreno?
- Com qual frequência?
- Quantos recursos posso empregar?
Seguindo essas premissas, vai ser fácil encontrar a bicicleta perfeita para você!
As características para escolher sua bicicleta de viagem
- O quadro;
- Tamanho do quadro;
- Posição na bicicleta;
- Os freios;
- O garfo;
- Tamanho da roda.
Os componentes (modificáveis ao longo do tempo):
- A transmissão;
- bagageiro;
- Selim;
- Guidão;
- As rodas;
- Os pneus;
- Os pedais.
Acessórios importantes para a bicicleta
- Iluminação para pedaladas noturnas (e para as estradas principais). Saiba uma coisa: você pode ser visível, mas os motoristas às vezes estão concentrados em outros lugares!
- Um bom guidão: depende muito de como você viaja, mas o guidão permite que você mude de posição regularmente. Por isso, é um pouco mais confortável em viagens longas!
- O bagageiro: deve suportar uma carga de pelo menos 25 kg e não quebrar ao longo do caminho;
- O suporte: difícil encontrar um suporte que segure o amortecedor por mais de 3 meses com uma bicicleta de 50 kg;
- Kit de reparação de bicicletas;
- Uma multiferramenta, que permite apertar a bicicleta regularmente;
- Uma chave para reparar os raios, além de alguns raios sobressalentes;
- Uma bomba.
A minha bicicleta


Deixar um comentário